Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Silvicultura de Espécies Nativas

Iniciativa da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura com duração prevista de 20 anos, voltada para a pesquisa de espécies florestais nativas da Mata Atlântica e da Amazônia de alto valor econômico. Lançada em 2021, ela recebeu em agosto de 2023 uma doação de US$ 2,5 milhões da Bezos Earth Fund.

Parte dos recursos será destinada às atividades de pesquisa do Parque Científico Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), que realiza a coleta de dados e estudos em um campo experimental implantado nas últimas décadas, além da elaboração de mapas de áreas prioritárias para o plantio de espécies nativas, modelos de negócios e propostas de melhoria da gestão e conservação de áreas protegidas. 

“O alto valor e a grande demanda nacional e internacional por madeiras nobres permitem que o investimento em reflorestamento gere lucro ao investidor, comunidades e proprietários rurais. Este é um dos melhores exemplos de como o desenvolvimento econômico pode ser alinhado à preservação ambiental”, aponta o colíder da Força-Tarefa Silvicultura de Nativas da Coalizão Brasil e consultor sênior do WRI Brasil, Miguel Calmon.

O Eco, agosto de 2023

Saiba mais