Pró-Restaura

Iniciativa do WRI Brasil que visa maximizar as oportunidades econômicas para a restauração de florestas em três áreas icônicas dos estados de São Paulo (Vale do Paraíba), Minas Gerais (Bacia do Rio Doce) e Espírito Santo (Bacias do Itaúnas e São Mateus, principalmente).

São paisagens em que a floresta gera grandes benefícios ecológicos, como melhora da qualidade da água e do solo nas propriedades rurais, e oportunidades econômicas para os produtores, como a comercialização de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros.

O projeto atua em cinco frentes:

  • Articulação: equipar atores chave com dados sólidos, evidências, diretrizes de boas práticas;
  • Governança: reunir uma variedade de parceiros locais e definir um plano de ação comum de larga escala para cada paisagem prioritária;
  • Oportunidades: identificar, mapear e avaliar as oportunidades de restauração;
  • Financiamento: criar e apoiar mecanismos financeiros;
  • Monitoramento: apoiar o desenvolvimento de um sistema de monitoramento da restauração.

O trabalho é executado pelo WRI Brasil, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Internacional pela Sustentabilidade (IIS). É financiado pela iniciativa climática internacional do Ministério do Meio Ambiente e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha. BNDES e Embrapa são parceiros estratégicos.

Saiba mais

Localização:

estados de São Paulo (Vale do Paraíba), Minas Gerais (Bacia do Rio Doce) e Espírito Santo (Bacias do Itaúnas e São Mateus, principalmente)