Porto Velho

A capital de Rondônia promove algumas iniciativas com viés de restauração ecológica.

Mais Verde

Programa de arborização urbana conduzido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), visa plantar 80 mil árvores, com destaque para espécies nativas, a partir de 2021.

Mutirão

A Prefeitura também mutirões de plantio. Em outubro de 2023, por exemplo, foi promovido um maratona que plantou 30 mil mudas de espécies nativas, com apoio da Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé), para recuperar uma área de 25 mil metros quadrados que margeia a microbacia do Canal da Penal. Em 2024 a meta é de promover o plantio de mais 40 mil mudas.

RESEX de Jaci-Paraná

A Prefeitura, em conjunto com a Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), promoveu em 2025 a restauração de uma área da unidade de conservação, com o plantio de 4 mil mudas (sobretudo de seringueiras) na mata ciliar.

Viveiro

O município também mantém um viveiro municipal, reinaugurado em 2022. Ele tem capacidade de abrigar cerca de 200 mil mudas de espécies nativas destinadas à arborização urbana e a distribuição à população. As mudas devem ser solicitadas à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA). A unidade produz mudas para doação à população, reflorestamento e jardinagem em vias públicas. Entre janeiro e abril de 2025 foram doadas mais de 32 mil mudas.

Saiba mais

Localização:

Parque Natural - Porto Velho/RO (viveiro)

Espécies com que trabalha:

açaí-de-touceira, angelim, bacaba, cerejeira, ingazinha, ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-rosa, ipê-roxo, jacarandá-mimoso, patauá