Centro de conservação do Cerrado dotado de criadouro de animais, como o lobo-guará, projetos de educação ambiental e viveiro de mudas nativas.
Em 2021 ele inaugurou seu Centro de Excelência em Restauração do Cerrado, que conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais de agronomia, veterinária e biologia que presta serviços de assistência técnica.
“[…] utilizamos técnicas específicas para cada trecho de área a ser recuperado. Pelas características do nosso bioma, é possível utilizar métodos diferenciados como a muvuca, por exemplo, que simula o design da natureza, evitando o desperdício de recursos e promovendo o desenvolvimento de redes de coletores de sementes locais”, assinala Gabrielle Bes da Rosa, coordenadora do Parque Vida Cerrado.
Divulgação do parque, setembro dee 2021
O Parque Vida Cerrado está desenvolvendo o Projeto Restaura de transferência de tecnologia em restauração ecológica em parceria com o Consórcio Cerrado das Águas (CCA) em fazendas da região. Cada propriedade receberá um cardápio de estratégias personalizadas, um plano de monitoramento de resultados e subsídios para os insumos necessários, como mudas e sementes. Trata-se de uma parceria com a multinacional ADM, do setor de agronegócios.
Em abril de 2023 ele inaugurou a Casa Jatobá, uma casa de sementes no município de Luís Eduardo Magalhães/BA. Ela vai promover oficinas de coleta e beneficiamento de sementes nativas, para formar novos coletores e promover a geração de renda.
Saiba mais
- Parque Vida Cerrado
- Renasem
- “Referência em sustentabilidade no Oeste baiano, Parque Vida Cerrado celebra seu 15° aniversário” – Parque Vida Cerrado/ portal Mais Oeste – 13/9/2021
- “Projeto Restaura visita propriedades rurais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães para orientação técnica” – Parque Vida Cerrado, 29/10/2021 (link quebrado)
- “Parque Vida Cerrado inaugura nova casa de sementes no interior da BA” – B News, 20/4/2023
Localização:
Telefone: