Parque Estadual Rio do Peixe

Iniciativas no âmbito do Programa Nascentes, do governo paulista, vêm promovendo a restauração de áreas degradadas pelo fogo e a pecuária neste que é considerado o “Pantanal Paulista”.

A UC recebeu, ainda, mais de R$ 4,5 milhões de investimentos focados na restauração ecológica, tão importante para a regeneração da mata ciliar e a preservação da fauna da região. Ao todo, são mais de 230 hectares contemplados e 360 mil mudas plantadas.

G1 Presidente Prudente/ Rede Globo, janeiro de 2023

Um dos parceiros do governo estadual é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que apoia o plantio de 221 mil mudas nativas no loca. Este projeto iniciou-se no fim de 2022 e tem previsão de conclusão em 36 meses. Ao todo, serão restaurados 143 hectares. Outro parceiro é o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que preparava-se em meados de 2023 para restaurar uma área de 250 hectares na unidade de conservação.

Entretanto, desde 2016 corre um outro projeto de restauração de uma área de 245 hectares com recursos de compensação ambiental da Companhia Energética de São Paulo (CESP) pela construção da usina hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, em Porto Primavera. O projeto seria implantado pela Sartori Paisagismo e Reflorestamento, que iria utilizar três métodos de restauração: plantio de mudas de espécies nativas em uma área de 90 hectares ao longo de 44 meses; condução de regeneração natural em outros 78 hectares e manejo de fragmentos florestais em 77 hectares, com adensamento e enriquecimento.

Saiba mais

Localização:

Presidente Venceslau/SP

Telefone:

(18) 99712-2650

E-mail:

pe.riodopeixe@fflorestal.sp.gov.br

Espécies com que trabalha:

ipê-amarelo, ipê-roxo, figueira, jatobá-da-mata, jacarandá-do-campo, farinha-seca