Paraná Mais Verde

Programa estadual lançado em 2019 para promover o plantio de mudas nativas em todo o estado. Ele tem foco com foco em arborização urbana e rural, implantação de viveiros municipais e hortas comunitárias, e uma meta de plantio de 10 milhões de mudas até 2022. Até o final daquele ano, o governo paranaense divulgou ter promovido o plantio em mutirão de cerca de 400 mil mudas nativas em várias partes o estado no Dia da Árvore. Cerca de 8 milhões foram distribuídas até maio de 2023.

As mudas são produzidas nos 19 viveiros do Instituto Água e Terra, antigo IAP, espalhados pelo Estado, com mais de 100 espécies nativas. Em 2022 o programa lançou um aplicativo para agilizar a doação de mudas à população.

A iniciativa recebeu críticas porque não teria um objetivo específico de conservação ambiental.

“Falta uma estratégia mais técnica e mais qualificada voltada efetivamente à conservação da biodiversidade. Essa estratégia recomendada para conservação começa pela proteção efetiva dos remanescentes que ainda estão em boas condições. Não faz sentido anunciar o plantio de mudas nativas para restaurar áreas degradadas se não mantiver as que ainda estão conservadas. Isso sim é estratégia voltada à conservação da biodiversidade”, analisou Clóvis Borges, conselheiro do Observatório de Justiça & Conservação (OJC) e diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

Artigo do Observatório de Justiça e Conservação, republicado por OEco em março de 2021

O programa também está promovendo a ação Apoie um Viveiro, que convida pessoas e organizações, nacionais ou estrangeiras a colaborar para melhorias nos viveiros e laboratórios de sementes do IAT.

Saiba mais

Localização:

Paraná

Espécies com que trabalham:

araucária, imbuia, peroba-rosa