O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia coordena e executa projetos, pesquisa e estudos científicos desde 2004.
Programa de Produção Rural Sustentável
Iniciativa que pesquisa sistemas de produção sustentável e oferece extensão rural para produtores rurais familiares e apoio a governos. Ele atua em dois municípios do estado do Amazonas, Apuí e Maués.
Um de seus projetos, Café em Agrofloresta, iniciado em 2012, fomentou a criação do Café Apuí.
O programa fez parcerias com algumas empresas:
- Com a confecção Farm, ele está promovendo o cultivo de café orgânico em sistemas agroflorestais, o que levou à restauração de 21 hectares e o plantio de 10 mil mudas nativas em 19 propriedades rurais. A Farm também patrocina um projeto de restauração na Mata Atlântica, em parceria com a Levi’s;
- Com a IHS Brasil, está sendo desenvolvido um projeto de compensação via implantação de SAFs com o plantio de mais de 17 mil mudas, sobretudo de café, em 9 hectares;
- Em 2024 ele obteve apoio do Grupo Carrefour para promover a restauração de 190 hectares até 2027 e o aumento da renda dos pequenos produtores da Café Apuí.
Programa Carbono Neutro
Iniciativa desenvolvida desde 2010 com foco em neutralização das emissões de gases-estufa de indivíduos, empresas e organizações. A compensação se dá por meio do plantio de árvores nativas em sistema agroflorestal na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, com previsão de expansão das atividades para Apuí-AM.
“A gente planta espécies florestais, que são as madeireiras de grande porte, que têm maior potencial de sequestro de carbono, e também espécies frutíferas, como o cacau, a graviola, o cupuaçu e palmeiras, como açaí e a pupunha. Nesse arranjo de plantio, no longo prazo, aquela família vai ter uma área super produtiva”, disse a engenheira florestal do Idesam, Isys Nathyally de Lima Silva. […]“Esse plantio, no cenário de seca, ajuda a garantir segurança alimentar para as famílias. Mesmo com árvores que foram afetadas, porque a seca foi muito forte, ainda assim fez a diferença. A gente tem relatos das pessoas falando ‘ainda bem que tem esse SAF aqui”, disse.
Agência Brasil, maio de 2024
Floresta Viva
O projeto Restauração Ecológica Produtiva: Promovendo uma Paisagem Sustentável na Amazônia obteve recursos da campanha Floresta Viva, provenientes do BNDES e da Eneva. Iniciado em 2024, ele será desenvolvido em três unidades de conservação de Manaus, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã e prevê a restauração de 200 hectares (sendo 80 hectares com sistemas agroflorestais e 120 hectares com o enriquecimento de capoeiras). Ele vai implantar ou aprimorar viveiros prioritários e promover capacitação.
“O propósito é fomentar a cadeia da restauração como um instrumento de mudança do modelo de ocupação da terra, com geração de renda e valorização da alta biodiversidade existente na região”, destacou o diretor Técnico do Idesam e coordenador do projeto, André Viana.
Portal Amazônia, agosto de 2024
Ele tem parceria com a Universidade Federal do Amazonas/ UFAM.
Mapeamento de Projetos de Carbono Florestal no Brasil
Iniciativa lançada em março de 2024, com o objetivo de mapear o mercado voluntário de carbono no país e a sua interação com as questões fundiárias e os territórios coletivos. Inicialmente foram incluídos 139 projetos de 60 desenvolvedores.
“A gente queria investigar e entender onde estão os projetos, e de fato pouquíssimos estão em territórios coletivos, como assentamentos, terras indígenas, unidades de conservação que têm comunidades.” [diz Victoria Bastos, líder da área de serviços ambientais do Idesam]
Capital Reset, março de 2024
Saiba mais
- Idesam
- Youtube
- Produção Rural Sustentável
- Mapeamento de Projetos de Carbono Florestal
- Parceria com a Farm
- Programa Carbono Neutro
- “Desafio Ambiental divulga selecionados” – divulgação do WWF-Brasil, 25/8/2017
- “Cultivando café regenerativo na Amazônia com o Idesam” – artigo originalmente publicado em Renature.com, 6/10/2020
- “Onde estão os créditos de carbono brasileiros? Este painel aponta” – Sérgio Teixeira Jr., Capital Reset, 28/3/2024
- “Reflorestamento na região amazônica inclui agrofloresta” – Ciclo Vivo, 8/5/2024
- “Sistema Agroflorestal promove redução de efeitos da seca na Amazônia” – Camila Boehm, Agência Brasil, 11/5/2024
- “Como funciona a agrofloresta usada por comunidades da Amazônia para driblar a maior seca em 121 anos” – Aline Reskalla, O Estado de S. Paulo, 24/5/2024
- “Grupo anunciou R$ 28 milhões para combater o desmatamento” – Misto Brasília, 16/7/2024
- “Projetos na Amazônia encabeçam restauração ecológica para recuperar áreas degradadas” – A Crítica, 13/8/2024
- “Floresta Viva: parceria promove recuperação em 4 unidades de conservação no Amazonas” – Portal Amazônia, 18/8/2024
Localização:
Telefone:
E-mail: