Parque Linear Tiquatira

O administrador Hélio da Silva promoveu, praticamente sozinho, o plantio de 33 mil árvores na Zona Leste de São Paulo em área descampada que acabou se tornando o primeiro linear da cidade.

Um dia pensei: vou transformar tudo isso, mas não sabia como. Comecei a pesquisar e descobri que no passado existiam árvores, pois o trecho era uma extensão da Mata Atlântica. Entendi, então, que se eu plantasse espécies da Mata Atlântica, o solo reconheceria e vice-versa, como algo antológico. É como ver um parente que você não via há muito tempo, mas quando o encontra vê nele traços e semelhanças. Decidi que ia começar a plantar árvores. Fui atrás dos grandes viveiros de árvores em Limeira [no interior de SP].

Comprei 200 arvores, na época, há 17 anos [foi em 23 de novembro de 2003], paguei R$ 800 reais. Árvore é como uma criança, você precisa vacinar, cortar o cabelo na hora certa, reparar se dorme direito. É um filho, tem de fazer todos os tratamentos. Arrumo o cercadinho das mudas, planto grama ao lado para proteger de insolação, as pequenas têm de aguar.

Depoimento tomado pela Ecoa/UOL

Saiba mais

Imagens:

Hélio da Silva

Localização:

Av. Governador Carvalho Pinto, s/n - Vila Sao Geraldo - São Paulo/SP

Telefone:

(11) 2641-2712