A Prefeitura do município paulista desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica.
Ilhas Verdes
Programa que promove mutirões de plantio em áreas da cidade que apresentam temperaturas mais elevadas do que outras regiões. Seu objetivo é reduzir o calor e melhorar a qualidade do ar. Empresas, grupos de amigos e associações podem participar voluntariamente dos plantios.
Desde 2017 o PIV plantou mais de 26 mil mudas nativas da Mata Atlântica, com atenção especial às regiões que apresentam ilhas de calor detectadas por satélite termal, em parceria com a Universidade Univeritas (UNG). Um dos mutirões, em abril de 2022, reuniu moradores do bairro Sítio São Francisco e integrantes do Rotary Club para o plantou 54 mudas nativas numa área de preservação permanente na beira de uma avenida.
Horto Florestal
A unidade produz mudas florestais de espécies da Mata Atlântica para arborização urbana. Ele tem capacidade de produzir até 100 mil unidades por mês.
Saiba mais
- “Prefeitura realiza plantio de mudas da Mata Atlântica” – Portal Guarulhos Hoje, 27/2/2018
- “Prefeitura planta árvores nativas da Mata Atlântica no Jardim Adriana” – Click Guarulhos, 1/7/2021
- “Picanço e Jardim Santa Francisca recebem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica” – Folha Metropolitana, 9/9/2021
- “Guarulhos ganha mais árvores nativas da mata atlântica com ações do Programa Ilhas Verdes” – Click Guarulhos, 9/12/2021
- “Prefeitura planta árvores nativas da Mata Atlântica na região do Pimentas” – Guarulhos em Rede, 26/4/2022
- “Horto Florestal de Guarulhos produz milhares de árvores nativas da Mata Atlântica para arborizar a cidade” – artigo de Giovanna Silvério na Folha Metropolitana, 16/12/2022
Localização:
Telefone:
Espécies com que trabalha: