A FVM, fundada em 1997, dedica-se à conservação ambiental e ao desenvolvimento socioeconômico de comunidades tradicionais.
CO2 Manguezal
Projeto criado em parceria com Petrobras e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, com foco em restauração ecológica e mescla elementos de educação ambiental, produção de mudas e reflorestamento em municípios da Baía de Todos os Santos: Maragogipe, Cachoeira, São Félix, Vera Cruz e São Francisco do Conde.
Entre 2001 e 2021, a FVM ofereceu treinamento para mais de 12 mil pessoas, inclusive professores, estudantes e agentes comunitários de saúde, e capacitou 3.412 agentes multiplicadores ambientais. O projeto recuperou 76 mil metros quadrados com o plantio de 175 mil mudas de mangue vermelho, branco e preto. As mudas são produzidas em viveiro próprio por pescadores e marisqueiras, com apoio da equipe técnica do projeto.
No final de 2023, o projeto foi selecionado pelo edital Manguezais do Brasil, do programa federal Floresta Viva, que financiará a restauração de manguezais, restingas e florestas na área da Área de Proteção Ambiental Baía de Todos os Santos e da Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape. Graças a isso, a Fundação Vovó do Mangue lançou uma nova etapa em outubro de 2024, com previsão de restaurar 217 hectares de manguezais e matas ciliares na Baía de Todos os Santos com o engajamento de 5 mil pessoas de São Francisco do Conde, Maragogipe e Vera Cruz.
Saiba mais
- Fundação Vovó do Mangue
- Youtube
- “Em Maragojipe, projeto Vovó do Mangue preserva manguezais” – Rede Globo, Conexão Bahia – 20/10/2018
- “Oito projetos terão recursos públicos para recuperar manguezais” – Amazonas Atual, 28/11/2023
- “Projeto ambiental vai restaurar mais de 200 hectares de manguezais na Baía de Todos-os-Santos” – Correio 24 horas, 31/10/2024
Localização:
Telefone:
E-mail: