Florestas de Bolso

Iniciativa idealizada por Ricardo Cardim, da Cardim Arquitetura Paisagística, que visa plantar pequenas florestas em áreas urbanas, sejam elas públicas ou privadas, via mutirão.

Ela promoveu a recuperação de vários pontos da cidade de São Paulo como o Largo de Pinheiros, o Parque Cândido Portinari, o Parque da Juventude e o Parque do Belém, dentre outros. Em alguns casos, a área disponível é mínima, de apenas 15 metros quadrados.

No dia 21 de setembro [2016], quando se comemora o Dia da Árvore, dois grupos bem distintos faziam plantios em São Paulo. No meio dos Jardins, uma das áreas mais nobres da capital, um grupo de moradores, com apoio de uma loja de móveis, plantava mudinhas no canteiro central da Avenida Brasil. A menos de 10 km dali, um grupo de 50 presos em regime semiaberto fazia o mesmo na beira do Rio Pinheiros, perto da usina de Traição.

Em comum, um projeto: espalhar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica pela capital,formando pequenos bolsões verdes.

Artigo de Giovana Girardi no jornal O Estado de S. Paulo, 8/10/2016

A partir de 2022 Cardim começou a implantar mais 19 florestas de bolso no âmbito da plataforma Green Your City, da indústria cervejeira Heineken nas cidades de São Paulo e do Rio. Elas deverão ser implantadas até 2030.

Saiba mais

Localização:

São Paulo/SP