A Prefeitura, com apoio do Sindicato Rural de Cruzeiro e do programa Conservador da Mantiqueira, tem participado no engajamento de produtores rurais na restauração de nascentes.
Wander Bastos, Secretário do Meio Ambiente e Presidente do Sindicato Rural, conta sobre o trabalho realizado no município: “Propomos ao proprietário rural a adequação ambiental e a recuperação e restauração de nascentes e mata ciliares, conforme prevê a Lei Ambiental. Com o tempo, mostramos como melhorar a drenagem das áreas, aumentando a eficiência da produção. Quem adere aos programas ganha acesso a mais serviços, como fossa sépticas e mudas de nativas e frutíferas, que podem ser usadas para a produção de sementes, incentivando o surgimento de novas cadeias produtivas na região”.
Conservador da Mantiqueira, março de 2023
Na Fazenda Batedor, área de recarga hídrica responsável por 70% do abastecimento da cidade de Cruzeiro, o investimento é de R$ 1,1 milhão, com o plantio de 44,4 mil mudas nativas, em 84 hectares, sendo 74 hectares de enriquecimento, com adensamento de 4 x 4 metros e média de 625 mudas/hectare, e outros 10 hectares utilizando a muvuca, técnica nova para a semeadura direta.
Balde Branco, novembro de 2024
Viveiro
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro inaugurou em 2023 o Viveiro de Mudas João Bosco da Silva para produção de mudas para restauração de nascentes e compensação ambiental.
No passado, ele manteve o Viveiro Recanto Ana Virgínia Santiago, com capacidade máxima de produzir 170 mil mudas anuais de 60 espécies.
Saiba mais
- Mapa baseado no Diagnóstico dos Produtores de Mudas Florestais Nativas no Estado de São Paulo, realizado entre 2008 e 2010, e atualizados periodicamente pelo CERAD/Instituto de Botânica de São Paulo
- “Inauguração Viveiro de Mudas” – SAAE, 16/11/2023
- “Projetos de restauração da mata ciliar beneficiam produtores no Vale do Paraíba” – Balde Branco, sem data, consultado em 20/11/2024
Localização: