Crato

O município desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica:

  • O projeto Águas do Araripe é uma iniciativa de pagamento de serviços ambientais pioneira no Ceará. Associado ao Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Ambiental de Águas, ele remunera proprietários de terras onde há nascentes para que atuem como agentes de conservação e restauração. A remuneração é proveniente do Fundo Municipal Produtor de Água (FMPA), com recursos arrecadados via tarifa sobre a água tratada.

Um dos focos do projeto é a conservação de uma espécie endêmica de ave bastante ameaçada, o soldadinho-do-araripe. A iniciativa é conduzida pela Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC).

  • A Prefeitura do Crato também promove projetos de restauração que utilizam bombas de sementes, lançadas em áreas destruídas por incêndios, com participação de escolas locais;
  • Em 2024 ela promoveu o pla tio de 40 mudas nativas às margens do Riacho dos Carás, em parceria com a Associação dos Povos Indígenas Cariri – Poço Dantas Umari. A comunidade também está recebendo apoio para a implantação de um viveiro.

Viveiro

O Viveiro de Mudas do Crato, que opera há mais de 25 anos, produz e doa mudas nativas e frutíferas exóticas à comunidade da região, além de utilizá-las na arborização urbana. O viveiro tem capacidade anual de produção na casa de 50 mil mudas, das quais 22.250 foram doadas ao longo de 2022.

As doações devem ser solicitadas na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), com apresentação de comprovante de endereço e documento de identificação. 

Saiba mais

Localização:

Praça Joaquim Fernandes Teles - bairro Pimenta - Crato/CE (viveiro) / Rua Coronel Secundo Chaves, 255 - Centro - Crato/CE (Seuma)

Espécies com que trabalha:

oiti, cedro, amora, sabiá, aroeira, jatobá, angico, pitomba, aroeira-pimenteira, abricó-de-macaco, umburana-de-cheiro, pau-de-óleo, acácia, ipê-roxo, ipê-amarelo, algodão-da-praia, Ipê-de-jardim, Chichá, flamboyant-amarelo,craibeira, gonçalo-alves, canarana, crajiru