Companhia Brasileira de Alumínio

A CBA desenvolve dois projetos de restauração ecológica.

Muda Alta

Iniciativa que está restaurando áreas mineradas e de compensação na Zona da Mata mineira, com apoio técnico do Laboratório de Restauração Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mudas nativas já grandes provenientes de viveiros de Dona Euzébia. Mais de 70 mil mudas foram plantadas até outubro de 2023.

A técnica foi desenvolvida a partir de um dos principais desafios encontrados na restauração florestal: a competição entre mudas de nativas e gramíneas.

“As nativas sofrem com a competição das espécies invasoras agressivas, como a braquiária, o que resulta, geralmente, em elevadas taxas de mortalidade das mudas plantadas”, explicou a companhia.

Para evitar tal situação, mudas mais altas – com altura média de 2,5 metros, cinco vezes maior do que o padrão (cerca de 50 cm) – estão sendo plantadas nas áreas de reflorestamento.

G1/ Rede Globo, agosto de 2022

Reflora CBA

Iniciativa lançada em 2021 de apoio à restauração de áreas de Reserva Legal e Áreas de Proteção Permanente degradadas em pequenas e médias propriedades num raio de 100 quilômetros de suas atividades, selecionadas via edital. Trata-se de uma parceria com outras duas integrantes do Grupo Votorantim, o Instituto Votorantim e Reservas Votorantim (que administra o Legado das Águas e o Legado Verdes do Cerrado).

O Projeto Reflora CBA fornece mudas nativas de ocorrência local e capacitação técnica. O plantio e monitoramento fica a cargo dos proprietários e outros agentes locais.