Campinas

A Prefeitura do município paulistas desenvolve algumas iniciativas voltadas à restauração ecológica.

Microflorestas

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos planeja plantar 200 microflorestas urbanas para ampliar as áreas verdes e combater as ilhas de calor. Em maio de 2025 foi criada a sétima unidade, numa área de 1.000 metros quadrados, com o plantio de 1.500 mudas nativas num balão viário.

Projeto Gênesis

O Projeto Gênesis –  Construtores de Florestas Urbanas da Mata de Santa Genebra é uma iniciativa municipal que visa envolver a sociedade na conservação da biodiversidade e que vem plantando mudas nativas em diversas áreas de Campinas desde 2021. Foram pelo menos 37 mil em três anos, até novembro de 2023.

Os plantios foram realizados em Áreas de Preservação Permanente, como as matas ciliares do Rio Atibaia, do Ribeirão Anhumas, no Corredor Ecológico Mata de Santa Genebra, em parques, praças e escolas estaduais, municipais, num terreno da 28ª Brigada de Infantaria Leve e na universidade PUC-Campinas. As mudas foram obtidas via compensação e licenciamento ambiental.

A iniciativa também tem componentes de geração de renda e reintrodução de animais silvestres.

O Projeto Gênesis está sendo promovido pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), autarquia municipal.

Viveiro

O Viveiro Engenheiro Otávio Tisselli Filho, no Parque Xangrilá, produz mudas nativas e exóticas para arborização urbana e restauração de matas ciliares. O viveiro municipal tem capacidade de produzir cerca de 1 milhão de mudas. Parte delas podem ser doadas à população.

Saiba mais

Localização:

Parque Xangrilá - Campinas/SP (viveiro)

Telefone:

(19) 156 (informações) - (19) 3257-1474

Espécies com que trabalham:

amendoim-bravo, araticum, canelinha, capororoca, copaíba, embaúba, guarantã, ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-rosa, jacarandá, jaracatiá, jatobá, jequitibá, jequitibá-branco, jequitibá-rosa, jerivá, juçara, lixa, manacá-da-serra, marinheiro, pau-d’alho, pau-viola, peroba-rosa, pitanga, uvaia,