Organização fundada em 1999 pelas irmãs Ana e Flávia Balderi, biólogas engajadas na conservação e restauração das bacias do rio do Peixe e Camanducaia. Em sua sede, em Socorro, a entidade mantém um viveiro e uma reserva florestal, onde desenvolve projetos de restauração.
O trabalho abrange hoje 305 proprietários rurais em 19 municípios do Leste de São Paulo e Sul de Minas Gerais, com o total de 600 hectares em processo de restauração sendo monitorados, com apoio ONGs parceiras, como o WWF-Brasil, e de empresas. Além da educação ambiental e engajamento de produtores locais, a estratégia requer mobilização em redes e fóruns, apoio a políticas públicas e produção de mudas em viveiro próprio, capaz de produzir 500 mil unidades por ano a partir de sementes colhidas nas matas de sítios e fazendas. […] “Trabalhamos toda a cadeia, desde a coleta de sementes até doação de mudas e assistência para plantio e monitoramento”, informa a bióloga [Flávia], ao lembrar que na região onde trabalha restaram apenas 15% de vegetação nativa, com predominância de pastagens de baixa produtividade.
Revista Página 22, junho de 2021
Dentre seus projetos, vale destacar:
- Raízes do Mogi Guaçu, em parceria com a WWF Brasil, iniciado em 2019
- Verde Novo;
- Apoio à Prefeitura de Socorro na implantação de sistemas agroflorestais.
Em 2020 a Copaíba recebeu o Prêmio Muriqui, outorgado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, um dos principais reconhecimentos a projetos ambientalistas no Brasil.
Viveiro
A unidade, em operação desde 2001, abastece os projetos da própria organização e já produziu mais de 4 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica. Ele tem capacidade para produzir pelo menos 400 mil mudas por ano de 130 espécies, a partir de sementes coletadas na própria região.
Saiba mais
- Associação Ambientalista Copaíba
- Viveiro – mudas nativas à venda
- Pacto da Mata Atlântica
- Prêmio Muriqui
- Nativas Brasil
- “Plantação de café se beneficia de florestas saudáveis” – artigo de Douglas Santos para o WWF sobre o projeto Raízes do Mogi Guaçu
- “Vitrines Inspiradoras” – artigo de Sérgio Adeodato na revista Página 22 – 1/6/2021
- Post no Facebook, 21/2/2024
- “Copaíba implanta Sistema Agroflorestal Produtivo em parceria com a Prefeitura de Socorro: Iniciativa visa a promoção da agricultura sustentável” – Associação Copaíba, 14/3/2024
Localização:
Telefone:
Espécies com que trabalha: