Alta Floresta

A Prefeitura do município matogrossense desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica.

No começo de 2023, ela realizou uma série de plantios de espécies frutíferas nativas via sistema agroflorestal em nascentes no bairro Cidade Bela. E, em 2025, promoveu um mutirão de plantio no Parque Zoobotânico em parceria com o Campus Alta Floresta da UNEMAT.

Olhos d’água da Amazônia

Iniciativa de restauração de nascentes, apoio a cadeias produtivas sustentáveis e pagamento por serviços ambientais, desenvolvida entre 2011 e 2018 com recursos do Fundo Amazônia/ BNDES.

Ele deu apoio produtores rurais promovendo a regularização fundiária e ambiental, recuperação de áreas degradadas (APPDS), fortalecimento das cadeias produtivas: construção de tanques de piscicultura, construção de 20 Unidades de Hortas Orgânicas, implantação de Boas Práticas Agropecuárias em 20 Unidades Demonstrativas, criação de abelhas sem ferrão da Amazônia, Monitoramento Ambiental, implantação do programa Guardião de Águas – Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Viveiro

O município mantém um viveiro municipal que produz mudas de espécies nativas, frutíferas e paisagísticas que podem ser doadas à população. Ele tem capacidade de produzir pelo menos 71 mil mudas anuais.

Saiba mais

Localização:

Av. Teles Pires (ao lado da Horta Hidropônica) - Alta Floresta/MT (viveiro)

Espécies com que trabalham:

jatobá, caju, escova-de-macaco, urucum, ipê, cajazinho