Manos da pesca

Grupo de caiaqueiros gaúchos que vem promovendo ações de plantio de espécies nativas. Em novembro de 2024 eles promoveram o projeto Reme essa Ideia, que percorreu 42 quilômetros do rio Taquari, devastado por enchentes, plantando 60 mudas nativas e dispersando sementes. No ano anterior o grupo já havia realizado um projeto de plantio.

Cachoeirinha

A Prefeitura do município gaúcho mantém um viveiro para cultivo de espécies nativas no Horto Florestal Chico Mendes. A unidade também promove ações de educação ambiental.

Severiano de Almeida

A Prefeitura do município gaúcho promoveu em outubro de 2024 um mutirão de plantio de mudas nativas em margens de rios devastadas por enchentes no mesmo ano. A iniciativa foi uma parceria com o Centro de Divulgação Ambiental (CDA) da Usina Hidrelétrica Itá.

Nova Alvorada

A Prefeitura do município gaúcho, em associação com a Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da Universidade de Passo Fundo (UPF) e outros parceiros, promoveu em outubro de 2024 um mutirão de plantio de mudas nativas em mata ciliar às margens do Rio Taquari, devastada pelas enchentes do mesmo ano. A ação também mobilizou proprietários […]

Canoas

A Prefeitura do município gaúcho mantém um viveiro municipal que doa mudas nativas e frutíferas à população local.

Assentamento Filhos de Sepé

O Projeto Mulheres da Terra, atuante no assentamento, inaugurou em meados de 2024 um viveiro para produção de espécies nativas destinadas à restauração ecológica e implantação de produção agroflorestal. A iniciativa faz parte do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Missão Sementes de Solidariedade

Iniciativa que promove plantios de mudas nativas e frutíferas em cidades gaúchas atingidas pelas enchentes de 2024, organizado por mais de 21 organizações encabeçadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), pela Cáritas e pelo Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ). Elas buscam repor árvores derrubadas e a capacidade de produzir alimentos em propriedades familiares e comunidades. […]

Antonio Prado

A Prefeitura do município na Serra Gaúcha inaugurou em meados de 2024 um viveiro para produção de mudas florestais nativas.

Brasil Mais Verde

Organização ambientalista de Engenho Velho/RS. Em 2024 ela mapeou mais de 500 hectares que necessitavam de restauração, com apoio da Emater. A entidade promoveu o plantio de 11 mil sementes de araucárias adquiridas de comunidades indígenas.

Ka’aguy ete rã

O projeto Ka’aguy ete rã – Florestas do amanhã fomenta o envolvimento de jovens Guarani na gestão de suas aldeias e recuperação de matas nativas. Ele é coordenado pela Associação de Estudos e Projetos com Povos Indígenas e Minoritários (AEPIM), com recursos da Rio Grande Energia, via Reposição Florestal Obrigatória, aprovados pela Secretaria do Meio […]