A Prefeitura do município gaúcho mantém um viveiro para produção de mudas florestais nativas e exóticas, e florest. Originalmente fundado em 1983, ele foi reativado em 2006. Na época, tinha a capacidade de produzir 50 mil mudas.
Estado: Rio Grande do Sul
Projetos de restauração ecológica e viveiros que produzem mudas nativas no estado do Rio Grande do Sul
A Prefeitura do município gaúcho mantém um viveiro que produz mudas de 30 espécies nativas e exóticas para recuperação de áreas degradadas e arborização urbana. Em 2022 estava prevista uma revitalização de suas instalações.
A Prefeitura do município gaúcho desenvolve um programa de educação ambiental em escolas que prevê coleta de sementes nativas. Em 2025 há previsão de início do Projeto Nascevida, de recuperação de nascentes, e o Projeto de Recuperação Florestal, de plantio de mudas nativas nas comunidades escolares. Saiba mais
A Prefeitura do município gaúcho revitalizou em 2024 um viveiro que produz mudas nativas. Tradicionalmente ele doa anualmente cerca de 600 mudas florestais à população no mês de junho.

O Instituto de Estudos Culturais e Ambientais dedica-se desde 1991 à revitalização da biodiversidade e dos saberes tradicionais. Seu projeto Ar, Água e Terra está sendo desenvolvido em 10 aldeias Guarani do Rio Grande do Sul, numa área de 3 mil hectares nos biomas Pampa e Mata Atlântica. Ele envolve intercâmbio de saberes, oficinas e […]
A Prefeitura do município gaúcho promoveu em novembro de 2024 o lançamento de 1.500 cápsulas de argilas com sementes em áreas atingidas por deslizamentos de terras devido às enchentes ocorridas meses antes. As bombas verdes foram produzidas por estudantes e dispersadas por helicópteros da Polícia Rodoviária Federal.
Grupo de caiaqueiros gaúchos que vem promovendo ações de plantio de espécies nativas. Em novembro de 2024 eles promoveram o projeto Reme essa Ideia, que percorreu 42 quilômetros do rio Taquari, devastado por enchentes, plantando 60 mudas nativas e dispersando sementes. No ano anterior o grupo já havia realizado um projeto de plantio.
A Prefeitura do município gaúcho mantém um viveiro para cultivo de espécies nativas no Horto Florestal Chico Mendes. A unidade também promove ações de educação ambiental.
A Prefeitura do município gaúcho promoveu em outubro de 2024 um mutirão de plantio de mudas nativas em margens de rios devastadas por enchentes no mesmo ano. A iniciativa foi uma parceria com o Centro de Divulgação Ambiental (CDA) da Usina Hidrelétrica Itá.
A Prefeitura do município gaúcho, em associação com a Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da Universidade de Passo Fundo (UPF) e outros parceiros, promoveu em outubro de 2024 um mutirão de plantio de mudas nativas em mata ciliar às margens do Rio Taquari, devastada pelas enchentes do mesmo ano. A ação também mobilizou proprietários […]