O IGS é uma entidade formada por alunos da Universidade Federal Fluminense. Desde 2018, ele desenvolve o projeto de Reflorestamento de Base Comunitária na Serra do Macaco, em Maricá/RJ. Ele inclui componente de educação ambiental, identificação de matrizes florestais para coleta de sementes, produção de mudas e plantio via mutirão.
Estado: Rio de Janeiro
Projetos de restauração ecológica e viveiros que produzem mudas nativas no estado do Rio de Janeiro
Entidade dedicada à promoção de sistemas alimentares regenerativos. Frutas Nativas no PNAE Projeto que está mapeando desafios e oportunidades para a adoção de frutas nativas da Mata Atlântica na alimentação escolar na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. Ele está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto H&H Fauser, Instituto Fronteiras do Desenvolvimento […]
Entidade que congrega ambientalistas, pescadores, esportistas e comunidades indígenas, dentre outros, na luta contra a degradação da Baía de Guanabara. Ela deriva de um esforço de militância iniciado nos anos 80. Seu projeto Viveiro da Mata Atlântica promove ações de plantio via mutirão. Em abril de 2024, por exemplo, ele organizou um mutirão na Aldeia […]
Entidade fundada em 2006 para promover a conservação e restauração na região de Vassouras/RJ. Ela mantém uma área de 2,2 hectares, o Parque Ecológico Mauro Romano, para demonstração de técnicas regenerativas e realização de pesquisas científicas, via convênio com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e outros parceiros. Anteriormente a área era coberta […]
Unidade implantada para produção de mudas para paisagismo do condomínio Aretê, um bairro planejado de Búzios/RJ. Ele trabalha sobretudo com espécies nativas locais. Também desenvolve atividades de educação ambiental e pesquisa, como a elaboração de um inventário das espécies da região.
Em meados de 2024 a entidade, criada pelo músico carioca, doou um terreno para que a comunidade de Xerém, em Duque de Caxias/RJ implantasse uma horta e sistema agroflorestal com foco em espécies nativas alimentícias e medicinais. A iniciativa recebe apoio da Embrapa, UFRRJ e outras instituições visando promover segurança alimentar e inclusão social.
A Prefeitura do município fluminense começou a restaurar a restinga da Praia da Tartaruga com plantio de mudas nativas da região em abril de 2024.
Entidade liderada pelo empresário Oskar Metsavaht há mais de 20 anos, com foco em sustentabilidade, sobretudo na indústria da moda. Dentre seus projetos voltados à restauração, merece destaque: Projeto Restinga Desde 2009 a organização promove a restauração de áreas de restinga da orla de Ipanema e do Leblon, na cidade do Rio. Até 2024 haviam […]
Entidade dedicada a projetos de conservação, reabilitação e reintrodução de fauna silvestre. Ela desenvolve projetos dedicados a algumas espécies, como o bugio-ruivo e o papagaio-chauá.
Projeto de restauração de 10 mil m2 próximos à nascente do rio Bacaxá, via plantio de mudas de espécies nativas. Ele foi lançado em 2024 pela e-Xyon, empresa de tecnologia em gestão jurídica.