Santa Fé do Sul

A Prefeitura do município paulista lançou em 2025 um programa de promoção de sistemas agroflorestais em parceria com a Paróquia São João Batista. O Projeto Agrofloresta será desenvolvido na Chácara Jerusalém, no âmbito da Campanha da Fraternidade 2025. A propriedade é uma clínica de recuperação de propriedade da Igreja. Uma área de 9 mil m2 […]

Jaguaré

A Prefeitura do município capixaba mantém um viveiro que produz mudas nativas, frutíferas e ornamentais. Elas podem ser doadas à comunidade.

Vacaria

A Prefeitura do município gaúcho mantém um viveiro para produção de mudas florestais nativas e exóticas, e florest. Originalmente fundado em 1983, ele foi reativado em 2006. Na época, tinha a capacidade de produzir 50 mil mudas.

Tremembé

A Prefeitura da estância turística paulista mantém um viveiro para produção de mudas nativas desde 2017. Elas podem ser doadas à população.

São Gonçalo do Rio Abaixo

A Prefeitura do município mineiro mantém, desde 2005, um viveiro municipal que trabalha com 160 espécies, entre nativas, ornamentais e frutíferas, muitas delas disponíveis para doação. Ela também disponibiliza espécies melíferas.

Ambev

O grupo, do setor de cervejarias, desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica. Bacias e Florestas Projeto desenvolvido desde 2015 para promover a conservação e restauração de florestas em áreas de estresse hídrico. Até 2024 ele havia promovido a restauração de mais de 850 hectares e a conservação de 5.800 hectares em 11 municípios […]

Reserva Natural do Alpinista

A RPPN RNAWN, criada pelo alpinista Waldemar Niclevicz, tem 34 hectares e parte deles está passando por restauração com reintrodução de araucárias e outras espécies nativas da região. A área está localizada na junção dos rios Açungui e Palmital e conta com cerca de 30 nascentes.

Instituto Federal Catarinense

O Campus Santa Rosa do IFC vem fomentando a implantação de sistemas agroflorestais e produção de abelhas nativas sem ferrão via capacitação de pequenos proprietários rurais em municípios da sua região de atuação, como Torres, Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul

Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí

A AARUM, ONG atuante no Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias contíguas e Afluentes catarinenses do Rio Peperi-guaçu, promove conservação e restauração ecológica desde 1999. Ela mantém um viveiro que comercializa mudas de 70 espécies nativas.

Cachoeira do Sul

A Prefeitura do município gaúcho desenvolve um programa de educação ambiental em escolas que prevê coleta de sementes nativas. Em 2025 há previsão de início do Projeto Nascevida, de recuperação de nascentes, e o Projeto de Recuperação Florestal, de plantio de mudas nativas nas comunidades escolares. Saiba mais