O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor da unidade de conservação, promoveu em novembro de 2024 uma série de mutirões de plantio para restauração de cerca de 500 hectares devastados por incêndio. De acordo com o instituto, os incêndios que atingiram a Flona de Brasília queimaram 2.586 hectares, o equivalente a 45,85% […]
Bioma: Cerrado
Aqui você encontrará dois conteúdos:
*uma lista de projetos de restauração ecológica e viveiros que produzem mudas nativas no bioma;
*espécies de fauna e flora cerratenses.
Consultoria que atua desde 2021 na prestação de serviços de restauração, recuperação de áreas degradadas e capacitação, sobretudo no Mato Grosso do Sul. Ela realiza captação de recursos para facilitar novos projetos via Plataforma Restaurar.
Criada em 2022, ela reúne coletores de sementes de comunidades quilombolas e de assentamentos. Ela foi fomentada pelo Instituto Taquari Vivo e tem apoio do WWF-Brasil.
O IEB atua em educação e capacitação em conservação socioambiental. A entidade desenvolve vários projetos voltados para a restauração ecológica:
Entidade que atua desde 2002 em preservação e recuperação ambiental da bacia do Rio Pardo, no Estado de São Paulo. Ela promove mutirões de reflorestamento e o programa de arborização urbana Santa Cruz Mais Verde, de plantio de mudas em calçadas. Em 2024 a Associação Rio Pardo Vivo foi uma das finalistas do prêmio #EuSouParanapanema […]
Pesquisadores da UFR trabalham em parceria com a Universidade Federal de Jataí no estudo que compara a efetividade do uso de cápsulas biodegradáveis de papelão e a semeadura direta de três espécies de árvores típicas do Cerrado: baru, angico-branco e tamboril.
Pesquisadores da UFJ trabalham em parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis no estudo que compara a efetividade do uso de cápsulas biodegradáveis de papelão e a semeadura direta de três espécies de árvores típicas do Cerrado: baru, angico-branco e tamboril.
A prefeitura do município mineiro mantém um viveiro que produz mudas nativas que podem ser doadas à população. Em outubro de 2024, por exemplo, ela promoveu uma troca de óleo de cozinha usado por mudas.
Iniciativa criada em 2019 em Sete Lagoas/MG que promove ações de educação ambiental, plantios em mutirão e coleta de sementes do Cerrado.
Reserva privada de 28,93 hectares de Cerrado de altitude, dedicada à conservação e à pesquisa. O ICMBio aprovou seu plano de manejo para reabilitação e soltura de animais silvestres, inclusive répteis, aves e mamíferos. O conjunto, propriedade de um casal baiano-austríaco, também inclui algumas áreas sendo restauradas.