Estabelecido na Floresta Estadual José Zago, com uma área aproximada de 17 hectares e capacidade atual estimada em 100 mil mudas/ano, mas ele podendo alcançar uma produção de até 500 mil mudas/ano. Na área existem reflorestamentos implantados na década de 1990, com espécies nativas de ocorrência na região e com possível uso econômico.
Em 2023 a unidade ganhou um pomar de sementes florestais de angelim-doce, com o objetivo de produzir sementes com alta qualidade genética. Trata-se de uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Embrapa Agroecologia.
Este, como os outros hortos florestais do Inea , distribuem mudas de espécies nativas para programas de reflorestamento da Mata Atlântica. Elas são doadas a instituições sem fins lucrativos ou vendidas a particulares.
As instituições interessadas em obtê-las através de doações devem encaminhar à Gerência do Serviço Florestal (Gesef) do órgão um documento oficial informando quantidade e espécies requeridas, além do objetivo da solicitação. No caso de compra, os interessados devem se dirigir diretamente à unidade.
Saiba mais
- INEA
- INEA – folder
- “Pomar de Sementes Florestais com espécie nativa do Brasil é inaugurado pelo Inea em Trajano de Moraes” – reportagem de Kessia Coutinho no Portal Multiplix, 11/8/2023
Localização:
Telefone: