A UFRA desenvolve pesquisa em restauração ecológica e silvicultura amazônica.
Em 2023 ela formou uma parceria com a Universidade de Hohai, na China, e o Hub LAC (organização que mobiliza atores da América Latina, sobretudo cientistas, para a busca de soluções para a região). Ela visa investir em pesquisa e inovação em restauração ecológica na região amazônica.
Até abril de 2025 a iniciativa já havia movimentado mais de R$ 10 milhões. Ele prevê a implantação de um Laboratório de Monitoramento da Qualidade dos Solos, para avaliar a evolução de áreas restauradas, e a utilização de drones e sensores remotos para o mapeamento e monitoramento contínuo.
O projeto tem como foco regiões com alto grau de degradação do solo e queda na produtividade agrícola, priorizando áreas com relevância estratégica para frear o desmatamento e com potencial de impacto social e econômico. Um dos destaques é a atuação em Paragominas, por meio da Coopernorte, e em Bragança, em parceria com a prefeitura local.
O Liberal, abril de 2025
Campus de Belém
O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) opera o viveiro Vila da Folha, com apoio do IDEFLOR-Bio, desde 2020. Ele produz mudas florestais amazônicas para projetos de restauração.
Campus Parauapebas
O projeto Recuperação florestal em áreas degradadas no Sudeste Paraense está promovendo a restauração da fazenda Santa Rita da União, em Canaã dos Carajás, no entorno da Floresta Nacional de Carajás. A iniciativa, coordenada por Daiane de Cinque Mariano, dá destaque ao plantio de castanheiras e visa avaliar o crescimento e comportamento de espécies nativas introduzidas em área degradada em processo de recuperação florestal.
“O projeto permitiu observar o crescimento de espécies nativas tropicais de diferentes grupos ecológicos e destacar a necessidade de planejamento prévio visando o aumento da taxa de sobrevivência de algumas espécies por se divergir da literatura”, explica a professora. Quatro vezes ao ano realizava-se as avaliações acerca do crescimento das espécies nativas introduzidas nas áreas de estudo, além da verificação da taxa de sobrevivência.
Portal Amazônia, maio de 2024
Campus Capanema
A Prefeitura de Capanema opera um viveiro municipal no campus. Ele produz mudas frutíferas e olerícolas, dentre outras, e é utilizado em atividades de educação e pesquisa.
Saiba mais
- Viveiro Vila da Folha
- “Área degradada no Pará é restaurada por meio de projeto sustentável” – Portal Amazônia, 21/5/2024
- “Parceria entre UFRA e governo chinês aposta na ciência para restaurar solos e proteger a Amazônia” – Gabi Gutierrez, O Liberal, 19/4/2025
Localização:
Espécies com que trabalha: