Ampla iniciativa de educação ambiental e conservação dos mangues na região Leste da Baía de Guanabara com a participação de estudantes, quilombolas e caiçaras. Lançado em 2012, ele é coordenado pela ONG Guardiões do Mar, que atua desde 1998 na conservaçãode ecossistemas costeiros.
O Projeto Uçá desenvolve ações em oito municípios fluminenses (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis e Teresópolis) e em Florianópolis/SC. Ele já promoveu o plantio de mais de 64 mil árvores em dois terrenos da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, um total de 182 mil m². Mas a regeneração foi além, observada também no entorno das áreas onde a iniciativa atua.
Também merece destaque seu investimento de 7 anos na recuperação do manguezal da Ilha das Águas Claras, no fundo da baía, em parceria com a Associação dos Pescadores de Itambí (Acapesca).
— Dá um contentamento muito grande ver a vida voltar. O trabalho é imenso, sofremos. O sol castiga, os maruins nos devoram. A lama escorrega, engole. Mas quando a gente vê o mangue, vale a pena — afirma Ruth [Duarte, pescadora artesanal e catadora de caranguejos], que usa apenas uma camiseta sobre a cabeça como proteção improvisada contra o sol inclemente.
O Globo, dezembro de 2021
O Projeto Uçá também desenvolve:
- programas de educação ambiental formal e informal, inclusive para portadores de necessidades especiais
- monitoramento da fauna local, inclusive o caranguejo uçá e invertebrados marinhos
- a Operação LimpaOca de retirada de resíduos sólidos do manguezal, durante a época de defeso do uçá, criando uma atividade socioeconômica para os pescadores e catadores
Saiba mais
- Projeto Uçá
- “Pescadores e ambientalistas recuperam a vida e o viço do manguezal de Águas Claras” – artigo de Ana Lucia Azevedo em O Globo, 15/12/2021
- “Projeto monitora fauna em manguezal restaurado na Baía de Guanabara” – Júlia Mendes, O Eco, 30/1/2024
Localização:
Telefone:
E-mail: