A prefeitura da capital gaúcha administra há mais de 60 anos um viveiro municipal que ocupa uma área de 200 hectares, sendo 57 ha de produção efetiva. Ele promove a coleta de sementes, a produção de mudas e o plantio visando a arborização urbana. Ele foi reativado em novembro de 2023, após reforma que durou mais de um ano.
O viveiro trabalha com cerca de 217 espécies florestais nativas e 164 de arbustos. Em 2024 ele catalogou 189 árvores matrizes de 60 espécies nativas locais dispersas pelo município para coleta de sementes saudáveis.
“Ao coletarmos sementes de árvores que já estão adaptadas às condições climáticas da cidade, conseguimos capturar também cerca de 60% dessa genética para que as novas mudas sejam tão adaptáveis quanto as matrizes”, explica o coordenador do Viveiro Municipal, Rogério Schmidt. As sementes são coletadas de plantas desenvolvidas em diferentes condições climáticas e de solo, o que irá possibilitar, a longo prazo, a realização de estudos de genética e adaptabilidade das árvores urbanas.
Prefeitura de Porto Alegre, abril de 2024
Saiba mais
- Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de Porto Alegre
- “Viveiro Municipal de Porto Alegre retoma produção de mudas nativas” – Juliano Haesbaert, Terra, 23/11/2023
- “O trabalho de biólogos e engenheiros com ‘árvores-mãe’ em Porto Alegre” – Juliana Bublitz, GZH, 17/4/2024
- “Projeto coleta sementes de árvores para produção de novas mudas” – Prefeitura de Porto Alegre, 17
Localização: