Jaguariúna

A Prefeitura do município paulista desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica.

Bacias Jaguariúna

Programa desenvolvido desde 2015 e voltado para a conservação e recuperação de mananciais. Ele promove plantio e pagamento por serviços ambientais. Na área piloto, na Bacia do Jaguari, já foram restaurados 206 hectares com o plantio de 343 mil mudas, conservação de 287,5 hectares de florestas e desembolso de R$ 100 mil via PSA.

Em 2024 ele pretende concluir a restauração de uma área de 20 hectares com o plantio de cerca de 22 mil mudas nativas – 15 hectares foram plantados no ano anterior.

O projeto é desenvolvido em parceria com a The Nature Conservancy, a Embrapa Meio Ambiente e a Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia, dentre outros.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que visa melhorar a qualidade dos recursos hídricos via incentivo financeiro a produtores que adotassem técnicas de manejo de solo e mitigassem a erosão. 

Viveiro

O Viveiro Municipal de Mudas Nativas oferece mudas e orientação técnica à população local e a produtores rurais que precisam fazer a recomposição de matas ciliares. A produção também abastece programas de arborização municipal. Em 2023 foram doadas mais de 4 mil mudas.

Saiba mais

Localização:

Rua Hilda David Dal'Bó, s/n - Guedes - Jaguariúna/SP

Telefone:

(19) 3867-3073

Espécies com que trabalha:

angico, cedro, guapuruvu, imbiruçu, ingá, ipê, monjoleiro, paineira, pau-d'alho, pau-formiga, pau-viola, tamboril, urucum