A prefeitura desenvolve uma série de projetos de restauração de restingas. Ele está promovendo, por exemplo, a orientação e conscientização junto aos frequentadores das praias da Costa, Itapuã, Itaparica, Barra do Jucu, Ponta da Fruta e Nova Ponta da Fruta, sobre a importância de preservá-la.
Em fevereiro de 2022, ela iniciou a recuperação do ecossistema no Parque Natural Municipal de Jacarenema com o plantio de 500 mudas de espécies nativas herbáceas e arbustivas, para cobrir o solo arenoso e criar o sombreamento necessário para plantar, no futuro, espécies nativas tardias e clímax.. A ação busca compensar impacto causado na paisagem pelo escoamento induzido de águas de inundação de bairros do canal de Guaranhuns em 2013 e 2014. A recuperação ambiental atende a uma ação civil pública. Um ano depois, em janeiro de 2023, cerca de 630 mudas de 11 espécies tiveram de ser replantadas na restinga.
O Plano de Recuperação de Área Degradada também promoveu, em 2022, o isolamento de áreas da orla e plantio de espécies nativas.
Viveiro
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos mantém um viveiro municipal numa área de 22 mil metros quadrados e com capacidade de produzir cerca de 5 mil mudas mensais para a arborização urbana e doação para os moradores do município.
Saiba mais
- Riqueza de Espécies Arbóreas Nativas Produzidas em Viveiros do Espírito Santo – estudo de Olgmara Caliman publicado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), 2010
- “Mudas gratuitas estão disponíveis no Viveiro municipal de Vila Velha” – artigo da Folha de Vila Velha, 14/4/2021
- “Parque de Jacarenema recebe cerca de 500 mudas para recuperação ambiental” – ES Hoje, 3/2/2022
- “Vila Velha fiscaliza e recupera áreas de restinga do município” – A Gazeta/ Prefeitura de Vila Velha, 30/12/2022
- “Plantio de mudas de restinga vai recuperar área do Parque Jacarenema” – Prefeitura de Vila Velha, 6/1/2023
Localização:
Telefone:
Espécies com que trabalham: