O Sergipe Parque Tecnológico mantém, desde 2010, uma biofábrica com capacidade de produzir anualmente 1 milhões de mudas nativas e frutíferas destinadas à recuperação de matas ciliares, projetos de reflorestamento, agricultura familiar e arborização urbana.
A unidade mantém laboratórios de multiplicação in vitro para clonagem de plantas e 1 mil metros quadrados de viveiros dedicados a espécies da Caatinga e da Mata Atlântica.
Ela distribui mudas a produtores rurais em várias partes do estado, como os membros da Associação Sergipana de Apicultores, que recebeu 5 mil mudas de mais de 20 espécies nativas, distribuídas a duas dezenas de famílias.
“O trabalho do SergipeTec com a biofábrica nos chamou atenção pelo fato de as sementes serem coletadas nas próprias áreas nativas, direto com a comunidade. Quem tem caixa de abelha, tem interesse em plantar árvores. Então, uma demanda foi ao encontro da outra. Plantei, pessoalmente, 200 mudas. Nem todas pegaram, mas estamos vendo o desenvolvimento de uma alameda de Ipês que nos deixou satisfeitos. Pretendemos fazer uma nova rodada”, conta Wellington [Searah, apicultor], referindo-se ao plantio realizado no povoado Arame, em São Cristóvão.
93 Notícias, janeiro de 2022
A distribuição de mudas é realizada em parceria com várias instituições, como a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema).
Também vale mencionar que o SergipeTec tem uma parceria com a Codevasf, o projeto Semeando Biomas, com foco em restauração da Caatinga e da Mata Atlântica.
Saiba mais
- SergipeTec
- “Biofábrica de mudas do SergipeTec fortalece produção de espécies nativas e frutíferas” – 93 Notícias, 5/1/2022
- “Biofábrica do SergipeTec será atração na edição de Porto da Folha do ‘Sergipe é aqui!’” – Governo de Sergipe, 11/4/2023
Localização:
Telefone: