Premiada empresa do botânico e paisagista Ricardo Cardim, especialista em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauro da paisagem natural. Ricardo foi condecorado com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo pela Câmara Municipal pelas suas pesquisas em biodiversidade nativa que resultaram na criação das três primeiras reservas públicas naturais de Cerrado da cidade de São Paulo – mas ele também atua em áreas de Mata Atlântica.
Dentre suas iniciativas merece menção a criação de Florestas de bolso, áreas recuperadas em escala urbana, muitas criadas por mutirões. Ele também promoveu a clonagem da Figueira das Lágrimas, uma figueira-brava com mais de 200 anos e considerada um monumento vivo da cidade de São Paulo.
Em 2018 ele publicou o livro “Remanescentes da Mata Atlântica: As Grandes Árvores da Floresta Original e Seus Vestígios”, finalista do Prêmio Jabuti.
“Continuamos presos àquela visão colonial de que a natureza nativa, a floresta, é perigosa, é ‘mato’. E que vegetação bonita é a estrangeira”, diz Cardim. […] “Esse ecossistema é resultado de milhares de anos de coevolução entre bichos e plantas. Tirar a vegetação causa também a extinção de diversos animais”, explica.
Revista Trip,
Saiba mais
- Cardim Paisagismo
- Vimeo
- “Você é o que você planta” – reportagem publicada na Revista Trip, 20/2/2019
Localização:
Telefone:
E-mail: