O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia coordena e executa projetos, pesquisa e estudos científicos desde 2004. Dentre as suas principais iniciativas com viés de restauração ecológica estão o projeto de Restauração Ecológica Produtiva, o Programa de Produção Rural Sustentável, o Programa Carbono Neutro e o Mapeamento de Projetos de Carbono Florestal no Brasil.
Restauração Ecológica Produtiva
Projeto lançado em 2024, com duração de 48 meses, para promover a restauração de 200 hectares (sendo 80 hectares com sistemas agroflorestais e 120 hectares com o enriquecimento de capoeiras) em três unidades de conservação de Manaus, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã.
“O propósito é fomentar a cadeia da restauração como um instrumento de mudança do modelo de ocupação da terra, com geração de renda e valorização da alta biodiversidade existente na região”, destacou o diretor Técnico do Idesam e coordenador do projeto, André Viana.
Portal Amazônia, agosto de 2024
O plantio de 200 hectares na RDS do Uatumã, sendo 50 dedicados a sistemas agroflorestais em 12 comunidades, foi iniciado no princípio de 2025.
A iniciativa conta com recursos da Eneva e do BNDES, via programa Floresta Viva, do Governo Federal.
Programa de Produção Rural Sustentável
Iniciativa que pesquisa sistemas de produção sustentável e oferece extensão rural para produtores rurais familiares e apoio a governos. Ele atua em dois municípios do estado do Amazonas, Apuí e Maués.
Um de seus projetos, Café em Agrofloresta, iniciado em 2012, fomentou a criação do Café Apuí.
O programa fez parcerias com algumas empresas:
- Com a confecção Farm, ele está promovendo o cultivo de café orgânico em sistemas agroflorestais, o que levou à restauração de 21 hectares e o plantio de 10 mil mudas nativas em 19 propriedades rurais. A Farm também patrocina um projeto de restauração na Mata Atlântica, em parceria com a Levi’s;
- Com a IHS Brasil, está sendo desenvolvido um projeto de compensação via implantação de SAFs com o plantio de mais de 17 mil mudas, sobretudo de café, em 9 hectares;
- Em 2024 ele obteve apoio do Grupo Carrefour para promover a restauração de 190 hectares até 2027 e o aumento da renda dos pequenos produtores da Café Apuí.
Programa Carbono Neutro
Iniciativa desenvolvida desde 2010 com foco em neutralização das emissões de gases-estufa de indivíduos, empresas e organizações. A compensação se dá por meio do plantio de árvores nativas em sistema agroflorestal na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, com previsão de expansão das atividades para Apuí-AM.
“A gente planta espécies florestais, que são as madeireiras de grande porte, que têm maior potencial de sequestro de carbono, e também espécies frutíferas, como o cacau, a graviola, o cupuaçu e palmeiras, como açaí e a pupunha. Nesse arranjo de plantio, no longo prazo, aquela família vai ter uma área super produtiva”, disse a engenheira florestal do Idesam, Isys Nathyally de Lima Silva. […]“Esse plantio, no cenário de seca, ajuda a garantir segurança alimentar para as famílias. Mesmo com árvores que foram afetadas, porque a seca foi muito forte, ainda assim fez a diferença. A gente tem relatos das pessoas falando ‘ainda bem que tem esse SAF aqui”, disse.
Agência Brasil, maio de 2024
Mapeamento de Projetos de Carbono Florestal no Brasil
Iniciativa lançada em março de 2024, com o objetivo de mapear o mercado voluntário de carbono no país e a sua interação com as questões fundiárias e os territórios coletivos. Inicialmente foram incluídos 139 projetos de 60 desenvolvedores.
“A gente queria investigar e entender onde estão os projetos, e de fato pouquíssimos estão em territórios coletivos, como assentamentos, terras indígenas, unidades de conservação que têm comunidades.” [diz Victoria Bastos, líder da área de serviços ambientais do Idesam]
Capital Reset, março de 2024

Saiba mais
- Idesam
- Youtube
- Produção Rural Sustentável
- Mapeamento de Projetos de Carbono Florestal
- Parceria com a Farm
- Programa Carbono Neutro
- “Desafio Ambiental divulga selecionados” – divulgação do WWF-Brasil, 25/8/2017
- “Cultivando café regenerativo na Amazônia com o Idesam” – artigo originalmente publicado em Renature.com, 6/10/2020
- “BNDES e Eneva destinam R$ 8,9 milhões à restauração ecológica” – Brasil Norte Comunicação, 5/7/2023
- “Onde estão os créditos de carbono brasileiros? Este painel aponta” – Sérgio Teixeira Jr., Capital Reset, 28/3/2024
- “Reflorestamento na região amazônica inclui agrofloresta” – Ciclo Vivo, 8/5/2024
- “Sistema Agroflorestal promove redução de efeitos da seca na Amazônia” – Camila Boehm, Agência Brasil, 11/5/2024
- “Como funciona a agrofloresta usada por comunidades da Amazônia para driblar a maior seca em 121 anos” – Aline Reskalla, O Estado de S. Paulo, 24/5/2024
- “Grupo anunciou R$ 28 milhões para combater o desmatamento” – Misto Brasília, 16/7/2024
- “Projetos na Amazônia encabeçam restauração ecológica para recuperar áreas degradadas” – A Crítica, 13/8/2024
- “Floresta Viva: parceria promove recuperação em 4 unidades de conservação no Amazonas” – Portal Amazônia, 18/8/2024
- “Mãos à obra: comunidades se capacitam para restaurar 200 hectares na Amazônia” – A Crítica, 21/12/2024
- “Idesam inicia restauração ecológica no Uatumã após seca extrema” – Idesam, 29/1/2025
Localização:
Telefone:
E-mail: