Restaura Brasil

Campanha com meta de plantar 1 bilhão de árvores nativas em 400 mil hectares em três biomas – Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica – até 2030. Ela também visa criar corredores ecológicos e proteger e recuperar as matas ciliares em parceria com dezenas de outras organizações. Sua marca é o slogan “um dólar por árvore”.

Ela já contabiliza o plantio de 265 milhões de mudas, sendo 90% delas em áreas de Mata Atlântica. Outros 10 milhões deverão ser plantados em 2021 nos três biomas. A campanha faz parte da iniciativa global Plant a Billion Trees/ Um Bilhão de Árvores, lançada em 2008 pela The Nature Conservancy (TNC).

“Falta trazer os produtores rurais para o jogo, por meio de crédito, acesso a tecnologias e retorno econômico”, afirma Rubens Benini, líder de restauração florestal na The Nature Conservancy (TNC), ao lembrar que as oportunidades estão principalmente em terras privadas. […] A estratégia online aproxima doadores de recursos financeiros (empresas, indivíduos, governos e organizações internacionais), produtores rurais e políticas públicas locais voltadas à recuperação de floresta. Os projetos nas diferentes regiões do País têm acesso a um click no mapa da campanha e são tecnicamente monitorados por um sistema de gerenciamento, com apoio da academia e redes de instituições, como o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Aliança pela Restauração da Amazônia. “O objetivo é dar escala à atividade, com base científica e viabilidade econômica”, completa o coordenador.

Revista Página 22, março de 2021
Fonte: Website da Restaura Brasil

Dentre as técnicas de restauração promovidas pela iniciativa estão os sistemas agroflorestais e agropastoris, a semeadura direta, o enriquecimento de matas pouco diversas, plantio total com mudas e o isolamento de áreas que correm risco de degradação. As áreas em processo de restauração são mapeadas e monitoradas por até cinco anos, até ganharem autonomia.