Nordesta Anumara Florestas

Braço brasileiro da Nordesta Refestation & Education, entidade fundada em 1985 pela ornitóloga suíça Anita Studer. Nos últimos 40 anos, ele promoveu um amplo projeto de restauração com apoio da comunidade do que é hoje a Reserva Biológica de Pedra Talhada, em Alagoas.

Quando tudo começou, em 1980, a estimativa é que havia 300 pássaros na região. Hoje, depois de todo o replantio florestal feito com ajuda dos moradores, a população está na casa dos 3 mil. Um estudo recente de 800 páginas da Universidade de Genebra documenta a rica diversidade botânica e biológica da floresta – de rãs a cogumelos. O funcionamento da floresta está pleno. As árvores retêm água e libertam-na no solo, alimentando 169 nascentes na floresta.

O Estado de S. Paulo, abril de 2022

A iniciativa começou nos anos 80, quando a pesquisadora veio ao país para estudar espécies de aves ameaçadas e percebeu que se não acelerasse a sua pesquisa não conseguiria concluí-la, porque os pássaros iam desaparecer com os seus ecossistemas.

A associação começou a atuar na recuperação de áreas degradadas e nascentes, sempre com foco em educação ambiental e no desenvolvimento socioambiental da população local. Sua primeira área de operação foi o Maciço da Pedra Talhada, trabalhou que levou à criação da uma unidade de conservação.

Constatando que o prédio da escola da fazenda Pedra Talhada estava em ruínas, Anita Studer fez uma proposta ao Sr Frederico Maia: ela se empenharia na reconstrução da escola e ele, em troca, reuniria os prefeitos dos cinco municípios abastecidos pelas águas das nascentes localizadas no maciço da Pedra Talhada e iniciaria uma petição coletiva requerendo a salvaguarda da floresta. Tal documento deveria ser enviado ao governador do estado de Alagoas, o Sr Divaldo Suruagy.

Artigo sobre a história da criação da Reserva Biológica de Pedra Talhada

Nos últimos anos, uma das principais iniciativas da Nordesta foi o Projeto Accor, lançado em 2009 e intermediado pelas organizações Plant for the Planet e PUR Project. O grupo hoteleiro Accor destinou a iniciativas de reflorestamento em vários países a metade do valor economizado quando seus hóspedes dispensavam a lavagem recorrente de toalhas. Por meio dessa iniciativa, a Nordesta promoveu o plantio de pelo menos 340 mil mudas no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, em propriedades de pequenos e médios produtores.

A entidade também mantém um viveiro com capacidade de produção de 500 mil mudas nativas ao ano e banco de sementes com capacidade de 80 milhões de unidades. O viveiro também presta serviços de elaboração, execução e manutenção de projetos de restauração ecológica.

Saiba mais

Localização:

Estrada Arcos-Formiga (BR 354 Km 476) Vargem dos Britos – Zona Rural –Arcos/ MG e Av. Vereador Eustaquio S. Silva,145 - Quebrângulo/AL