A entidade promove restauração ambiental em áreas degradadas no Sul da Bahia desde 2001, priorizando a formação de corredores ecológicos. Dentre as suas principais iniciativas estão os projetos desenvolvidos no Corredor Ecológico Monte Pascoal-Pau-Brasil.
Nos anos de 2018 e 2019, a Natureza Bela promoveu a restauração de 153 hectares nessas duas unidades de conservação, juntamente com as comunidades locais, grupos indígenas e outros parceiros. Nesse período, foram plantadas cerca de 200 mil mudas de diferentes espécies nativas, que a organização continuou monitorando. Elas foram produzidas no viveiro da organização.
Em 2021 ela começou a desenvolver o projeto Clima das Florestas, em parceria com a Conservação Internacional. Na sua primeira etapa, até meados de 2022, foi promovida a recuperação de uma área de 165 hectares do Parque Nacional Pau Brasil por meio de várias técnicas, incluindo o plantio de mais de 204 mil mudas nativas. Ao longo dos próximos 4 anos haverá manutenção dessa área.
Viveiro
O viveiro do Grupo Ambiental Natureza Bela, em operação desde 2005, tem capacidade de produção superior a 600 mil mudas florestais de mais de 200 espécies nativas por ano. Parte das mudas são destinadas a projetos no Corredor Ecológico Monte Pascoal-Pau-Brasil e parte está à venda para ao público. A unidade já produziu mais de 2,5 milhões de mudas hoje plantadas na região.
As mudas são produzidas a partir de matrizes cadastradas ou adquiridas de parceiros para valorização da cadeia de restauração florestal regional.
Saiba mais
- Grupo Ambiental Natureza Bela
- Viveiro
- Youtube
- Cadastro de Viveiristas dos Estados do RJ, ES e BA
- Reforestation World
- “A arte de redesenhar a paisagem perdida” – artigo de Sérgio Adeodato na revista Página 22, 5/8/2016
- “Grupo Ambiental Natureza Bela entrega restauração de 165 hectares de áreas degradadas no Parque Nacional do Pau Brasil” – Sul Bahia News, 19/7/2022
Localização:
Telefone:
E-mail: