Categorias
Projetos

Um terço das áreas de regeneração da Mata Atlântica são desmatadas

Artigo publicado na revista Environmental Research Letters  por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do ABC, em parceria com a Columbia University, indica que cortes costumam ocorrer nos estágios iniciais da regeneração natural.

Dessa forma, o estudo analisou os eventos de desmatamento e de regeneração ano a ano e os relacionou a características ambientais, como os diferentes tipos de relevo e de solo, e socioeconômicas, como a densidade populacional e a renda per capita. Essa associação torna possível saber quais condições propiciam ou não o processo de regeneração.

A combinação de informações torna o estudo inovador, pois há uma análise conjunta de dados que, normalmente, é feita de forma isolada. “Até hoje, tínhamos apenas informações sobre a ocorrência de desmatamento e regeneração da Mata Atlântica, mas nenhuma informação sobre a idade e a permanência dessas matas, em particular, daquelas que se regeneraram nestes últimos 30 anos”, esclarece Jean Metzger [professor titular de Ecologia do Instituto de Biociências (IB) da USP].

Jornal da USP, abril de 2022

Leia na íntegra: artigo de Bianca Camatta no Jornal da USP, 13/4/2022