A empresa atua no fortalecimento dos coletores de sementes nativas impulsionando a restauração ecológica. Ela fornece sementes de mais de 260 espécies nativas e presta serviços técnicos, de plantio e manutenção com foco no bioma Cerrado.
O trabalho da VerdeNovo envolve o processo completo de coleta, limpeza, processamento e venda de sementes nativas. Inicialmente, o projeto contava com apenas três coletores, mas ao longo do tempo percebeu-se a necessidade de ampliar o impacto social. Assim, foram estabelecidas parcerias com comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária e coletores urbanos, muitos deles em situação de vulnerabilidade socioambiental.
“Coletamos diversas sementes da nossa região. Trazemos pra casa, limpamos e deixamos prontas para entrega. A gente tira do pé, passa por todo o processamento e entrega para quem vai plantar. É cuidar da narrativa da vida”, afirma a fundadora [a bióloga Bárbara Pacheco].
Brasil 247, fevereiro de 2025
A VerdeNovo foi fomentada pelo programa de aceleração BNDES Garagem. Ela integra o Redário, articulação de redes e grupos de coletores de sementes nativas para restauração ecológica.
Saiba mais
- VerdeNovo
- “4 startups verdes que ajudam a reduzir impactos no meio ambiente” – Portal Terra, 14/7/2023
- “Bióloga impulsiona comércio justo de sementes nativas do Brasil” – Brasil 247, 7/2/2025
Localização:
Telefone:
E-mail: