Universidade Federal do Tocantins/ UFT

A UFT inaugurou em 2021, no seu campus de Gurupi, o maior viveiro florestal do Tocantins, com capacidade para produzir 200 mil mudas por ano de cerca de 50 espécies nativas do Cerrado. Elas se destinam a projetos de restauração de nascentes e recuperação de áreas degradadas.

Ele foi implantado com recursos Banco Mundial e do governo estadual, via programa Restaura Tocantins. Ele é administrado em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Prefeitura de Gurupi.

Também foi construída uma unidade de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes nativas.

Com equipamentos mecanizados, o viveiro possui o que há de mais avançado em tecnologia atualmente. O processo começa numa máquina que mistura o substrato utilizado na fertilização das mudas (terra preta, adubo, esterco curtido e casca de arroz). Em seguida, uma outra máquina preenche os tubetes e, após a semeadura, as mudas são levadas para o berçário, que é coberto com sombrite com sombreamento de 50%, onde ficam por 3 meses na primeira fase.

Na fase seguinte, as mudas passam para a área de rustificação, a pleno sol, por mais 3 meses. Nesta etapa elas enfrentam as mesmas condições climáticas que vão encontrar quando forem para o campo, assim como a irrigação é gradativamente reduzida. Depois de 6 meses, então, a muda está pronta para ser plantada.

Divulgação do Governo do Estado, outubro de 2020

“Esse ano o viveiro está produzindo 100 mil mudas de espécies nativas do Cerrado para recuperação de nascentes nos cinco Comitês de Bacias Hidrográficas, sendo para os Comitês do Rio Formoso, Manuel Alves da Natividade, Lago de Palmas, Rios Lontra e Corda, Santo Antônio e Santa Teresa. São mudas de 73 espécies, entre elas baru, sucupira, copaíba, aroeira, cajuí, landi, cedro, jatobá, ipês amarelo, roxo e branco entre outras, explicou o diretor [da Semarh Aldo Azevedo].

Portal Surgiu, julho de 2021

Pesquisadores do campus de Gurupi também estão desenvolvendo pesquisas sobre recuperação de áreas de Cerrado degradadas.

A UFT também sedia o Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF)

Saiba mais

Localização:

Gurupi/TO

Espécies com que trabalha:

baru, sucupira, copaíba, aroeira, cajuí, landi, cedro, jatobá, ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-branco