A UFG desenvolve ou apoia várias iniciativas, como o Projeto Virada Ambiental, iniciativa anual que promove mutirões de plantio, e o programa Juntos pelo Araguaia.
Viveiro-escola
Administrado pela Escola de Agronomia desde 2012, ele produz e comercializa mudas de espécies florestais nativas do Cerrado. A unidade, que faz parte do Laboratório de Inventário Florestal, produz anualmente cerca de 30 mil mudas de mais de 100 espécies. Elas não estão disponíveis para doação.
O Viveiro-Escola patrocina o Prêmio Semeador Pró-Floresta, que destaca os três maiores coletores e fornecedores de sementes para o viveiro no ano corrente. Desde 2015 já foram entregues no viveiro cerca de 500 kg de sementes de mais de 150 espécies do Cerrado. As sementes são estudadas e testadas pelos pesquisadores da UFG, sendo utilizadas na produção de mudas.
ProFloresta
Programa de extensão da Escola de Agronomia na região metropolitana de Goiânia e no Distrito Federal.
Um de seus projetos, promovido em conjunto com a Estância Moriá Village, em Pirenópolis, prevê a restauração de uma área de 20 mil metros quadrados anteriormente destinada à pastagem de gado, pertencente à empresa, do setor turístico. Iniciado em novembro de 202l, ele prevê o plantio de cerca de 600 mudas de espécies nativas.
Saiba mais
- Viveiro-escola
- Lista de espécies
- “Projeto de Extensão da UFG incentiva utilização sustentável de recursos florestais” – UFG Sustentável, 3/6/2014
- “Parceria busca recuperar espécies nativas do Cerrado em Pirenópolis” – ABC do ABC, 1/12/2021
Localização:
Espécies com que trabalha: