Universidade Estadual de Londrina/ UEL

O Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas/ LABRE, vinculado ao Departamento de Biologia Animal e Vegetal, foi criado em 1999 para a promoção do ensino, pesquisa e extensão em ecologia de ecossistemas e restauração ecológica.

Seus pesquisadores desenvolvem estudos no sítio PELD “Mata Atlântica Norte do Paraná”, um conjunto de fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual (a Mata Atlântica do interior) e sítios de restauração ecológica (reflorestamentos com espécies nativas) em Londrina. Este projeto tem o objetivo de estudar os efeitos das mudanças ambientais sobre a conservação dos remanescentes de Mata Atlântica e também sobre a trajetória das áreas em recuperação. Assim, os estudos são feitos em parcelas permanentes, em remanescentes florestais e reflorestamentos com espécies nativas.

Também vale menção o trabalho desenvolvido pela Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia), que trabalha pela preservação de uma nascente na Reserva Apucaraninha – alguns membros desta comunidade estudam na universidade.

O projeto realiza um diagnóstico formal das condições locais onde vai atuar, o que inclui uma descrição geral (ecológica, econômica etc.): existem espécies invasoras? Que atividades econômicas são ou planejam ser desenvolvidas? Que animais existem por lá (gado, silvestres)? A partir daí são pensadas ações, mas tudo após orientações e reflexões. Por exemplo, o coordenador informou que no momento a comunidade indígena discute e decide que rumos tomar. “O componente social é autônomo e o projeto trabalha conforme as necessidades e decisões da comunidade”, afirma José Marcelo [Domingues Torezan, professor do Departamento de Biologia Animal e Vegetal].

O Perobal/ Agência UEL, outubro de 2023

Saiba mais

Localização:

Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445) Km 380 - Campus Universitário – Centro de Ciências Biológicas - Londrina/PR

Telefone:

(43) 3371-4855