SOS Amazônia

A entidade, criada por lideranças de seringueiros, inclusive Chico Mendes, atua desde 1988 em conservação da biodiversidade amazônica. Ela desenvolve diversas iniciativas com foco em restauração e atividades produtivas sustentáveis, em parceria com comunidades locais e pequenos proprietários rurais.

Um dos seus principais programas, Mudanças Climáticas e Restauração da Paisagem Florestal, visa restaurar áreas desmatadas em pequenas e médias propriedades com implantação de sistemas agroflorestais. Em 2016, ele promoveu a restauração de 160 hectares, beneficiando 105 famílias e produzindo mais de 130 mil mudas. Desde 2019 ele vem desenvolvendo o projeto Faça Florescer Floresta, dedicado à promoção de sistemas agroflorestais nos municípios Tarauacá e Mâncio Lima, no Acre, e Guajará, no Amazonas.

Relatório de Atividades de 2022

“Nosso objetivo é empoderar as famílias para que elas possam ter condições de ampliar suas áreas de restauração e consigam diversificar a produção com espécies de interesse ecológico e econômico, possibilitando a comercialização do excedente em feiras locais”, afirma Adair Duarte, coordenador do Programa de Restauração Florestal da SOS Amazônia.

SOS Amazônia, novembro de 2022

Em 2022 a entidade fechou uma parceria com a Nike para a restauração de 200 hectares com envolvimento de cerca de 200 famílias da comunidade local até 2025, e outra com a The Caring Family Foundation, para plantio de 1 milhão de árvores até março de 2024, em outros 600 hectares.

Em 2024, está sendo desenvolvendo um projeto com recursos do programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia na Resex Chico Mendes. Ele está promovendo o plantio de 102 hectares de agroflorestas em áreas manejadas por 104 famílias.

Saiba mais

Localização:

Rua Pará, 61 - Habitasa - Rio Branco/AC

Telefone:

(68) 3223-1036

E-mail:

sosamazonia@sosamazonia.org.br