Algumas unidades do Serviço Nacional da Indústria estão envolvidas em projetos de restauração ecológica:
Guaratiba/RJ
Em dezembro de 2023 o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial foi selecionado pelo edital Manguezais do Brasil, do programa federal Floresta Viva, que financiará o Projeto Regenera Guara, de restauração de manguezais em Guaratiba, no Rio de Janeiro.
Barbacena/MG
A organização está desenvolvendo o Projeto Plantar, em parceria com a Rivelli, uma empresa local do setor alimentício, que promoveu o plantio de mudas nativas em áreas degradadas de Barbacena. Em 2022 havia previsão de plantio de cerca de 200 mudas.
A iniciativa é finalista do Prêmio Somos Educação, que destaca práticas educativas de sucesso.
Camaçari/BA
O Senai Climatec e a Equinor firmaram acordo no início de 2025 para produzir biocombustíveis em consórcio com a restauração da Mata Atlântica. O projeto Agroflorestas Sustentáveis para Energia (SAFE), com investimento de R$ 20 milhões, prevê a produção experimental de oleaginosas para utilização como combustível marítimo ou de aviação via sistemas agroflorestais numa área no Polo Industrial de Camaçari. Ele tem duração prevista de 42 meses.
Saiba mais
- “Projeto realiza plantio de mudas da Mata Atlântica em áreas degradadas de Barbacena” – Barbacena Online, 30/5/2022
- “Professores de Barbacena têm trabalhos selecionados para disputar prêmio nacional de educação” – Barbacena Online, 15/10/2022
- “Oito projetos terão recursos públicos para recuperar manguezais” – Amazonas Atual, 28/11/2023
- “Climatec e Equinor desenvolvem projeto em Camaçari para produção de biocombustíveis” – Jornal Camaçari, 3/2/2025
Localização: