Iniciativas do Instituto Terra de restauração de dois sítios no Vale do Rio Doce que tiveram a Mata Atlântica substituída por pastagens e lavouras. São eles:
RPPN Fazenda Bulcão, Aimorés: Essa fazenda foi a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) criada sobre solo degradado e já foi beneficiada com um projeto de restauração que reflorestou a área, mas
com baixa diversidade de espécies e superpopulação relativa de aroeiras. O projeto atual, numa área de 50 hectares, envolve o enriquecimento da mata ciliar e a implantação de um laboratório de sementes – um núcleo de pesquisa para seleção de espécies florestais mais resistentes e favoráveis à atividade de reflorestamento em áreas degradadas.
Reserva Ecológica de Itapina, Colatina: A maior parte da reserva está desmatada e coberta por uma espécie de capim que dificulta a regeneração natural. Seu reflorestamento, numa área de 105 hectares, é de grande interesse ecológico para a região, pois a localidade abriga a nascente do córrego que abastece a população do distrito de Itapina.
Destaques do projeto, segundo o BNDES:
- Implantação de laboratório de ecofisiologia de sementes para suporte à pesquisa sobre tecnologia de sementes e produção de mudas de alta qualidade.
- Capacitação profissional e geração de renda no entorno, com criação de cem postos de trabalho e capacitação de 150 pessoas da população local.
Saiba mais
- Iniciativa BNDES Mata Atlântica
- Case descrito na publicação Iniciativa BNDES Mata Atlântica, de 2015
Localização: