Restaura Natureza

A Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas é uma competição escolar promovida pelo WWF-Brasil e que chega em 2023 à sua segunda edição. Ela é composta por duas fases: teste de conhecimentos individuais e realização de projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, mudanças na gestão da comunidade, campanhas de engajamento ou qualquer ação criativa que promova a restauração dos ecossistemas. Estes são desenvolvidos em grupo, com apoio de um professor responsável.

Em 2022, os projetos vencedores foram Sauins Protetores, de estudantes de Manaus/AM, Cerrado do Aduar!, de São Carlos/SP, e Sabiá-Barranco, do Colégio Militar Pedro II, de Brasília/DF.

Em 2023, os vencedores foram o grupo Rio Paraíba Vive, da Escola Municipal Espírito Santo, de Volta Redonda/RJ e o projeto Jovens Agroflorestadores, da Escola Municipal São José, de Vertente do Lério/PE. Também merece menção o projeto Gatos da Caatinga, da Escola Municipal Joaquim Rosal Sobrinho, de Bom Jesus/PI. A competição teve 9.269 inscritos de 275 escolas.