Reserva Jaguarapira

Projeto dedicado à observação de pássaros, ao turismo e eventos, e à restauração ambiental de uma fazenda na área de amortecimento do Parque Estadual Serra da Baitaca, perto de Curitiba.

A área, de 2 hectares, havia sido ocupada por uma mina de granito e estava amplamente coberta por samambaias invasoras. Ela também sofria com o pastoreio de vacas e cavalos dos vizinhos. Ela começou a ser restaurada em 1994.

Então, os primeiros passos para a recuperação dessa área foi eliminar a samambaia (um processo de durou 10 anos), cercar a propriedade para evitar a entrada de animais domésticos, e plantar muita bracatinga (Mimosa scabrela), uma leguminosa que produz sombra rápido, e fixa nitrogênio no solo, para poder receber outras espécies nativas de crescimento mais lento como a araucária. Para permitir a entrada de animais silvestres, a cerca usada foi de 2 fios lisos em baixo, e dois fios de arame farpado em cima.

Página do projeto no Facebook, junho de 2022

A Reserva Jaguarapira é sede do Centro de Pesquisa e Educação para Conservação da Floresta Atlântica. Ela também organiza cursos no local e hospedagem para até 12 pessoas. Seus proprietários também participam da restauração de 60 hectares de reservas da Associação de Moradores da Serra da Baitaca e de outros projetos similares na região.

Saiba mais

Localização:

Quatro Barras/PR

E-mail:

reserva.jaguarapira@gmail.com