Rede de Coletores Geraizeiros

Organização coordenada pela Cooperativa de Agricultores, Coletores e Restauradores Agroextrativistas do Alto Rio Pardo. Ela coleta de sementes com foco no fortalecimento das comunidades, por meio da recuperação de áreas degradadas, para garantir o acesso a água do seu território. Ela opera na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras, que inclui grandes áreas comprometidas pela monocultura de eucalipto e a mineração de quartzo. A comunidade local criou este grupo de coletores justamente para restaurá-las. Ela trabalha com a coleta de sementes de 65 espécies nativas.

A coleta impulsiona a restauração dessas áreas ao disseminar sementes que, devido à competição, poderiam não conseguir germinar. “A coleta ajuda o processo que a natureza não faria sozinha”, explica Nondas Silva, consultor técnico do projeto. “Paralelamente, você gera renda para as populações locais, que tradicionalmente dependem do Cerrado, como extrativistas de frutos, por exemplo. Assim, a gente combina recuperação das áreas e valorização da cultura”, completa. […]

Os coletores e restauradores do Cerrado da RDS Nascentes Geraizeiras estão baseados nos cerca de 38.177 hectares dos municípios de Montezuma, Rio Pardo de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo, que compõem a reserva. A área começou a ser delimitada em 2017 de forma a favorecer a proteção e a conservação dos recursos naturais utilizados por mais de 20 comunidades tradicionais que praticam o extrativismo sustentável para segurança alimentar e geração de renda.

PNUD, setembro de 2019

Os Coletores Geraizeiros contam com apoio do Projeto Bem Diverso e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).  Eles integram o Redário, articulação de redes e grupos de coletores de sementes nativas para restauração ecológica.

Saiba mais

Localização:

Comunidade Roça do Mato - Montezuma/MG

Telefone:

(38) 99828-3494 (Whatsapp)

E-mail:

restauradoresrdsng@gmail.com

Espécies com que trabalham:

jatobá-da-mata, são-joão, cabiúna, tamboril-da-mata, pequi, angico, lobeira, capim-rabo-de-burro, mucunã, carne-de-vaca, ipê-roxo, maracujá-azedo, mussambé gonçalo-alves, jatobá-do-cerrado,