Iniciativa de gestão integrada dos recursos hídricas do rio Tramandaí, realizada pela Ação Nascente Maquiné, em parceria com o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, dentre outros, e com patrocínio da Petrobras. Lançada em 2011, ela teve a sua primeira fase encerrada em 2013 e a segunda em 2015.
O projeto encerrou a sua Fase III em novembro de 2019. Foram 24 meses de trabalho e cerca de 40 atividades que viabilizaram o monitoramento das águas, fortalecimento do Comitê de Bacia, sistemas agroflorestais, meliponicultura, agroecologia, educação ambiental e alimentar, tecnologias sociais e ecológicas, prevenção a desastres naturais e gestão ambiental Guarani.
Nesta fase, foram monitorados 17 hectares de áreas reflorestadas previamente; plantadas 10 mil novas mudas nativas, produzidas no viveiro do projeto; implantados ou manejados 8 hectares de agroflorestas e promovidas 3 chuvas de sementes de palmeira juçara em voo livre, com dispersão de mais de 140 kg de sementes.
Saiba mais
- Projeto Taramandahy
- “Projeto Taramandahy conclui Fase III” – divulgação do projeto, 5/12/2019
Localização:
Telefone:
E-mail: