Iniciativa lançada em 1991 com a finalidade de proteger mananciais na Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Desenvolvido pelo Consórcio PCJ, que reúne prefeituras e empresas da região, ele estabeleceu parceria com 15 viveiros municipais. O programa também promove a doação de mudas e oferece capacitação de proprietários rurais que precisam restauram matas ciliares em suas propriedades por um período de dois anos.
Ao longo de três décadas ele promoveu o plantio de 4,5 milhões de mudas nativas e a recuperação florestal de mais de 2.700 hectares. No primeiro semestre de 2023 ele promoveu mais de 15 mil mudas, para promover a restauração de 9 hectares.
O programa foi criado no âmbito do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que incluía um componente de incentivo financeiro a produtores que adotassem técnicas de manejo de solo e mitigassem a erosão. Dentre essas ações se incluiam a construção de terraços e de bacias de infiltração, readequação de estradas vicinais, recuperação e proteção de nascentes, reflorestamento das áreas de proteção permanente e reserva legal, saneamento ambiental, dentre outros.
Em meados de 2023 os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ anunciaram um investimento em mais de R$ 31 milhões em investimentos em saneamento e restauração ambiental nos municípios de Jundiaí e Louveira.
Saiba mais
- Programa de Proteção aos Mananciais/ PCJ
- História do programa
- “PCJ distribui mudas realiza suporte à viveiros parceiros” – Novo Momento, 10/11/2021
- “PCJ: Jundiaí e Louveira receberão R$ 4 milhões” – Jundiaí Agora, 8/7/2023
- “Sabesp e Consórcio PCJ distribuem mudas nativas em 7 cidades do interior de SP” – Novo Momento, 20/7/2023
Localização:
Telefone:
E-mail: