Programa Reter-Trindade

Iniciativa de restauração da Ilha de Trindade com foco na recuperação da população de fragatas, espécie de ave altamente ameaçada. Ela vem sendo desenvolvida desde 2018 por uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a Fundação Grupo Boticário, a Marinha, o Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (Protrindade) e diversas universidades, como a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Há previsão de conclusão em 2023.

Reflorestar a ilha, no entanto, é um processo bem complexo. Sem a vegetação natural, grande parte do solo fértil foi perdido em processos de erosão. A distância em relação ao continente também dificulta o transporte de mudas. Além disso, a transposição de plantas de outras áreas para a ilha tem o potencial de gerar ainda mais desequilíbrio, com a inserção, por exemplo, de espécies exóticas.

“A gente tem lá uma espécie de lagartixa, dessas que a gente vê nas nossas casas (Hemidactylus mabouia) que foi introduzida junto com as mudas. Ela, provavelmente, estava nas caixas ou tinha algum ovo enterrado no solo das mudas e aí foi introduzida lá. Hoje é quase impossível a gente remover esse lagartinho”, conta [Leandro] Bugoni [pesquisador da FURG e coordenador do projeto].

UOL/ Agência Brasil, julho de 2022

Saiba mais

Localização:

Ilha de Trindade/ES