Iniciativa do Projeto Saúde Alegria que visa fomentar cadeias produtivas não madeireiras na Floresta Nacional Tapajós. Ele funciona como um polo de referência onde tecnologias sociais são criadas e testadas, para depois serem implantadas nas comunidades. Tais experimentos são diversificados e interdisciplinares, mas têm em comum o viés de conservação ambiental, inclusão social e elevação de renda das famílias.
Um dos seus componentes é o extrativismo de andiroba, que é praticado nas comunidades de São Domingos, Pedreira e Nazaré, em Belterra, há mais de 20 anos. A andiroba é comercializada pela Coomflona à empresa de cosméticos Natura. Os extrativistas recebem assistência técnica do Programa Floresta Ativa do PSA que recebe apoio da Natura, Fundo Amazônia/BNDES e Good Energies Foundation e contam com a parceria da Federação da Flona, Coomflona, Conselho Indigena Munduruku de Belterra e ICMbio que juntos, buscam fortalecer a atividade para promoção da conservação da floresta ao mesmo tempo gerando renda aos comunitários.
Para o Presidente da Federação Flona, que representa mais de 1150 famílias e é detentora do Contrato de Concessão Real de Uso (CDRU), João Pedro, o uso sustentável da floresta é fundamental para garantir a subsistência das populações tradicionais. “Um grande desafio nosso é provar que a floresta é capaz de ajudar na economia do município, na melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando renda da própria floresta. Há uns anos atrás nós começamos a discutir o não madeireiro com outras instituições como a Coomflona, o Saúde e Alegria. Três comunidades tiveram maior interesse e criamos grupos para trabalhar com os óleos vegetais, da andiroba”.
Em 2019 surgiu a oportunidade da comercialização de sementes dos moradores para a empresa de cosméticos Natura. Em uma única venda foram comercializadas quase oito toneladas (7.840,30) gerando cerca de trinta e um mil reais para os manejadores.
Projeto Saúde e Alegria, maio de 2021
O Polo é uma das unidades socioprodutivas do Projeto Saúde e Alegria, como o Ecocentro de Economia da Floresta e o Centro Experimental Floresta Ativa.
Saiba mais
- Polo Ecoprodutivo Jaguari
- “Renda com floresta em pé: extrativistas manejam andiroba na Flona Tapajós” – Projeto Saúde e Alegria, 12/5/2021
- “Observadores da Flona monitoram floração da andiroba para coletas em 2022” – Projeto Saúde e Alegria, 9/2/2022
Localização: