Iniciativa lançada em 2022 para controle da estiagem no Extremo Oeste de Santa Catarina via plantio de mudas nativas, construção de barraginhas e melhoria das práticas de manejo do solo e da água.
“É importante trabalhar a dimensão da água ligada à produção, à agropecuária, às estradas e à infraestrutura”, diz o agrônomo da Epagri Ivan Canci, que atualmente é prefeito de Anchieta. Como principais estratégias, ele destaca as reuniões nos municípios, a articulação de bases de apoio a partir das cooperativas, dos sindicatos, da Epagri e das prefeituras, e o trabalho com total autonomia de cada município dentro das diretrizes do projeto. […] Na reservação de água, “temos planejado 218 mil metros cúbicos com reservatórios de água, 38 mil metros cúbicos com cisternas e 2.500 metros cúbicos com açudes, além de 100 proteções de fonte de água”, diz o agrônomo [Clístenes Antônio Guadagnin, da Regional da Epagri em São Miguel do Oeste].
Agência Catarinense de Notícias, julho de 2023
Saiba mais
- “Iniciativa no Extremo Oeste de SC promove pfaráticas agrícolas para controle da estiagem e da erosão do solo” – artigo de Isabela Schwengber na Agência Catarinense de Notícias, 25/7/2023
Localização: