Movimento nascido em 2007 da mobilização de crianças alemãs, sob a coordenação de Felix Finkbeiner, na época com 9 anos. Devido à sua ampla exposição internacional, ele já tinha atingido a marca de 12 bilhões de árvores plantadas em 2011, graças ao apoio de governos, empresas, organizações e indivíduos. Hoje ela contabiliza o plantio de 15,2 bilhões de mudas em 193 países, sendo pelo menos 144 milhões no Brasil.
Na Mata Atlântica, o movimento fechou parceria com várias ONGs locais. Por meio da sua plataforma, é possível apoiar plantios promovidos por várias entidades brasileiras, como a Apremavi, o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, IPÊ, REGUA e Sinal do Vale. Em 2022 a entidade começou a trabalhar com a Prefeitura de Belo Horizonte/MG.
A Plant-for-the-Planet também promove workshops de educação ambiental que já formaram mais de 67 mil crianças de 66 países. No Brasil ela promoveu treinamentos em Mariana (MG), São Paulo e Sorocaba (SP), Irati (PR) e Araranguá (SC).
O Plant-for-the Planet fechou, ainda, um projeto de cooperação de três anos com a Fundação Renova, em Mariana, para formação de 5 mil embaixadores que estarão à frente do plantio de 1 milhão de árvores nas áreas atingidas pelo rompimento da barragem de mineração, em 2015.
Saiba mais
- Plant-for-the-Planet
- “Felix Finkbeiner: plantando árvores e ideias” – reportagem de Inez de Oliveira para o projeto Believe Earth
- “Parque das Mangabeiras receberá plantio de mudas em parceria com ONG Alemã” – Prefeitura de Belo Horizonte, 10/11/2022